Empresa Notícias Representantes Fale Conosco

Notícias

31.10.2014

Qual diferença entre motor 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0?

Todo mundo ouve falar que tal carro é 2.0, 1.0 ou 1.4, mas, você sabe o que realmente significa isso? Engana-se quem pensa que esses números são apenas enfeite.

Os números em questão representam a quantidade de cilindradas que o motor possui. E quanto mais alto for o número, maior será a potência do veículo.

Entendendo o motor

Os automóveis são movidos através da conversão do combustível em energia mecânica, dessa conversão se obtém a combustão, que faz com que a energia mecânica movimente as rodas.

Todo carro é movido por um motor à combustão, a diferença de um motor para o outro é quantidade de cilindradas. Quando falamos que um carro é 2.0, isso quer dizer que ele tem 2000 cilindradas. O mesmo acontece com o 1.0 (1000 cc), 1.4 (1400), 1.6 (1.600) e 1.8 (1800).

O que é cilindrada

Cilindrada é um termo que vem da palavra cilindro. Todo motor à combustão possui cilindros, e cada cilindro é uma espécie de câmara onde acontece a combustão entre ar, combustível e faísca. Com essa combustão, os cilindros movimentam os pistões para dar força motriz ao automóvel.

Podemos dizer que cilindrada é o volume de combustível e ar que o pistão movimenta. Sendo assim, quanto maior for o número de cilindradas, mais potência terá o motor, e por consequência, mais caro será o automóvel.

Qual a melhor opção

Para você que está em dúvida sobre qual tipo de motor optar ao comprar o seu automóvel, veja a seguir uma explicação para cada tipo de motor:

1.0

O carro com a menor potência tem a vantagem de consumir menos combustível. Quem opta por um carro de 1000 cilindradas, abre mão da potência para gastar menos combustível. Esse tipo de motor é indicado para quem usa o veículo em perímetro urbano.

1.4

Já o motor 1.4 é indicado para quem deseja economia aliada com desempenho. Ele permite o uso do ar condicionado sem comprometer a utilização do combustível, coisa que não acontece com o motor 1.0. Além disso, com esse motor o motorista não precisa esticar a marcha para aproveitar o torque.

1.6

Com 1600 cilindradas de potência, o motor 1.6 oferece agilidade nas ultrapassagens, melhor arranque e menos trocas de marchas.

1.8

Motor indicado para quem realiza viagens de média e longa distância. Ele equipa carros de médio porte e modelos esportivos. Não sendo ideal para uso em perímetro urbano.

2.0

Qualquer pessoa torce o nariz quando vê que o carro é 2.0, afinal de contas, ninguém deseja tornar-se “sócio” do posto de combustível. A vantagem do 2.0 é a sua potência. Pra ele não existe ultrapassagem difícil, mesmo em ladeira. É o famoso carro do “se cutucar, acha”. Para quem gosta de dirigir rápido e aprecia a performance do veículo, esse é o motor indicado.

Prós e contras

Pelo que vimos, todo tipo de motor tem as suas vantagens e suas desvantagens. O motor mais potente encarece o carro e sua manutenção, enquanto que um motor 1.0 é mais barato e econômico. Tudo vai depender do que você vai precisar do carro.