Você está desde o começo do ano pensando em comprar ou trocar de carro? Esperou para saber se o IPI ia ficar reduzido ou não, esperou a copa acabar, economizou, fez um verdadeiro exercício de paciência tentando segurar a ansiedade e decidiu que agora é o momento? A boa notícia é que as vendas de carro zero caíram e, com isso, as montadoras estão baixando preços e oferecendo boas condições para que você saia com o seu 0Km.
Para ajudar você a tomar a melhor decisão e fazer um bom negócio, separamos algumas opções de até R$ 30 mil para você comparar, pesquisar e sair feliz com o seu carro novo. Vamos lá?
Fiat Palio Fire Economy 1.0 2P (a partir de R$ 24 mil)
À primeira vista, o novo design e o acabamento interno do Palio encantam. Além disso, o espaço para quem vai na frente também é muito bom. A situação começa a mudar caso você precise de espaço no banco de trás ou no porta-malas. A ergonomia no Palio não é das melhores, e se a família for grande, pode faltar espaço.
A versão duas portas pode ser encontrada a partir dos 24 mil, mas se você quiser um quatro portas e outros itens de série, este preço pode dar um salto e não ficar mais tão interessante, se compactado a outras opções que o mercado oferece.
Um outro ponto a se pensar é o fraco desempenho do motor 1.0, que sofre para empurrar a pesada carroceria. Na subida você vai ter que desligar o ar condicionado.
Chevrolet Celta 1.0 2P (partir de R$ 26 mil)
O Celta é um carro que caiu no gosto do brasileiro. Leve, gostoso de dirigir e com bom custo-benefício, ele sempre aparece como uma boa opção de compra. Porém, seu design está ficando cansado. Além disso, o acabamento pobre e a falta de conforto interno já começam a pesar na conta.
Ele tem uma boa lista de equipamentos, mas para levar completos ou com quatro portas, prepare o bolso, porque a conta chega facilmente aos 35 mil.
Se você busca um carro para o dia a dia, confiável e com baixo custo de manutenção, este velhinho ainda dá conta do recado.
Fiat Novo Uno Vivace 2P (a partir de 25 mil)
O Uno é sinônimo de carro barato, com excelente custo-benefício e que aguenta o tranco. Em 2010, ele ganhou novas formas, características e um novo conceito: o de se encaixar em qualquer estilo e qualquer bolso, com seus itens de personalização da carroceria e suas séries especiais.
A partir dos 25 mil, você já pode levar um desses para casa. Com 27 mil, você leva um quatro portas, porém pelado. Se quiser conforto, separe no mínimo mais 5 mil.
Se por fora a primeira impressão é boa, quando você entra a magia acaba e vemos a dura realidade dos populares: acabamento ruim, botões pequenos, pouco espaço no banco de trás, posição ao volante pouco confortável e um motor um tanto quanto preguiçoso.
Renault Sandero Authentique 1.0 16V Modelo 2015 (a partir de R$ 29 mil)
O Sandero é uma das opções mais caras entre os modelos que vimos até agora, porém, é o único entre eles que acabou de receber uma remodelação e já está em sua versão 2015.
O visual agrada por dentro e por fora. O carro ganhou em acabamento e conforto, mas o que realmente encanta no Sandero é o espaço. No porta-malas, 320 l de capacidade dão conta das malas da família. Do lado de dentro, a boa altura e largura comportam bem adultos e crianças tanto na parte da frente quanto no banco de trás.
Mas nem tudo é alegria no Renault. O motor sofre pra empurrar esse grandão e vai fazer você sofrer com subidas e retomadas.
VW Up! 1.0 12V 2P Modelo 2015 (a partir de R$ 27 mil)
O Up! É a novidade do momento. Compacto, arrojado e com um espírito jovem, ele é o carro de entrada da Volkswagen e vem com tudo para conquistar seu espaço. Só não espere um preço muito baixo, afinal, os 27 mil pela versão enganam, já que leva um carro praticamente pelado para casa.
Por fora, o Up! não revela todo o seu potencial. Com suas linhas retas, ele parece mais um caixotinho, mas por dentro é que vemos o seu valor. O acabamento é bom e o conforto também. Para quem busca agilidade na cidade, ele se torna uma boa opção, já que encara bem o trânsito, vagas apertadas e o seu porta-malas, apesar de estreito, não faz feio com as compras da semana.
O motor é 3 cilindros e bem esperto. Silencioso e ágil, empurra o compacto com fôlego até em subidas, e o melhor, com baixo consumo.
Renault Logan Authentique 1.0 16V (a partir de R$ 29 mil)
Até o ano passado, quem escolhia o Logan estava realmente só pensando em custo-benefício, porque ele só tinha este atrativo. Considerado por muitos um dos carros mais feios nas ruas, seu trunfo era o espaço e preço, e foram esses dois quesitos que seguraram o modelo nas ruas até este ano.
A Renault decidiu então dar um banho de estilo e charme no Logan. O resultado é uma bela versão 2014. Mais bonito e com os mesmos atrativos, o carro surpreendeu a todos e se tornou uma boa opção no mercado.
Brigando com o Prisma, o Logan não fez feio e c é uma boa opção para ser o carro da família. Espaçoso, ele leva todos sem aperto e sem se preocupar com a bagagem. Além disso, dirigir um Logan é gostoso.
O acabamento denuncia que ele ainda é uma versão de entrada, mas nada que incomode muito. Quanto ao consumo, ele também se destaca. Segundo a montadora, ele faz 8 km/l com álcool.
A versão a partir de 29 mil é de entrada. Se quiser mais conforto e itens como ar condicionado e direção hidráulica, prepare-se para gastar em torno de 36 mil.
E você, leitor? Já teve algum desses modelos? Está interessado em outro? Conte para a gente!