Quando compramos um automóvel, a sensação de sentir aquele cheirinho de carro novo e admirar a pintura de fábrica é inigualável. Temos muita vontade de cair na estrada e mostra-lo para todas as pessoas, mas sempre com o receio de estragar a pintura. Com o tempo, ela ganha imperfeições que são inevitáveis. Porém, há muitas formas de proteger a pintura de seu veículo, que vão de simples hábitos à utilização de produtos específicos.
Embora pareça difícil manter a pintura do carro intacta, há diversas formas de deixá-la sempre brilhante e sem arranhões. A seguir, veja algumas dicas que ajudam a manter a sua lataria perfeita por mais tempo.
Cuidados na lavagem
Geralmente, os arranhões surgem na hora de lavar o veículo. Caso não sejam tomados alguns cuidados, o que era para deixar o carro com uma aparência melhor acaba piorando. Tome cuidado com os produtos químicos que irá usar e com as flanelas. Se estas forem velhas ou de baixa qualidade, farão aparecer pequenos arranhões na lataria. O mesmo pode ocorrer com os produtos químicos, que podem estar fora da validade e serem de mau qualidade.
A lavagem deve acontecer regularmente, pelo menos uma vez por semana. Lave o carro sempre de cima para baixo, evitando assim que os resíduos de asfaltos localizados na parte inferior do carro se dirijam para a parte de cima, arranhando a pintura. Depois da lavagem, realize a secagem da lataria para evitar manchas.
Cuidados com o sol
Você deixa seu carro muito tempo estacionado no sol? Saiba que os raios solares podem danificar a lataria. Opte por guarda-lo em um local coberto e que não receba os raios solares. Quanto às capas automotivas, estas devem ser usadas apenas quando o veículo ficar muito tempo parado. A simples ação de colocar e tirar a capa causa pequenos riscos na lataria. Por isso, não deve ser utilizada constantemente.
Ao lavar o automóvel, não deixe-o em um local aberto expostos ao sol. Isso porque no momento em que os produtos químicos entram em contato com a sua lataria e com os raios e sol, a pintura será danificada rapidamente, resultando em manchas bem visíveis.
Aplique a cera
Para manter a pintura do seu automóvel sempre protegida contra raios UV, dejetos de pássaros e contaminações industriais, o uso de um protetor solar sobre a pintura é indispensável. O uso da cera garante uma superfície protegida e com mais brilho, onde a sujeira não se fixa na pintura. Aplique a cera a cada 2 ou 3 meses, lavando o veículo de forma correta. Lembre-se que a cera não remove pequenos riscos, e sim os maquia. Após algumas lavagens, os riscos reaparecem.
Quanto à durabilidade da cera, esta depende da qualidade do produto escolhido, o modo que será lavado, o xampu utilizado e a exposição ao sol, contaminações e chuva. Mesmo que a cera ofereça uma maior proteção, esta irá se desgastando. Portanto, sua aplicação deve ser feita antes que a camada de cera anterior se acabe totalmente sobre a superfície.
Aplique a cera com a superfície seca, fria e limpa. Use um aplicador de espuma e faça movimentos circulares, fazendo uma camada fina. Depois do tempo de cura, remova com um pano microfibra, fazendo movimentos circulares e leves. Em nenhum momento pressione a superfície, pois você pode riscá-la.
Estacione em um local seguro
Para manter a pintura uniforme, estacione seu carro em local protegido de vento, chuva, sereno, poeira e sol. Quando você deixa o carro parado na rua no sereno, ele fica úmido. E quando as partes do carro não secam completamente e ficam expostas ao sol, formam-se manchas. Evite estacionar o carro debaixo de árvores para evitar a seiva e os dejetos de pássaros. Para retirar os dejetos, use limão. A seiva deve ser retirada somente com lavagem.
Invista em proteção e embelezamento
Para uma proteção intensa e que dure um longo prazo, serviços como espelhamento de pintura e polimento são recomendados a cada seis ou doze meses. Esses processos retiram os riscos da superfície e ampliam sua proteção contra a ação corrosiva.