Após olharmos um automóvel pronto, muitos de nós não pensamos no trabalho que foi dedicado para que ele ficasse pronto. Para proprietários de autopeças isso já é mais comum, pois estão constantemente em contato com as peças internas de um automóvel. Hoje falaremos especialmente da lataria automotiva, explicando como funciona o processo de produção, passando pelo corte da chapa, a estampagem, a soldagem, a pintura, até o produto ser embalado.
1. Corte das chapas
Este processo se dá através da força exercida por uma ferramenta de corte contra uma matriz onde esta o aço, por prensagem. Este corte pode gerar peças de vários formatos, que são determinados previamente pelos formatos da matriz. Existem dois tipos de corte, o parcial e o recorte.
No corte parcial é realizado um corte incompleto, deixando uma parte da peça ainda presa à chapa. No recorte, é feito um processo de corte de excedentes, conhecido popularmente por rebarbas, já que o produto em questão está conforme o desejado. É importante que o fio de corte esteja sempre afiado, para não provocar rebarbas e cortes pouco definidos nas peças. A capacidade de corte pode ser mantida por um processo chamado retificação.
2. Estampagem
Também chamado de repuxo ou embutimento, o processo de estampagem acontece para dar forma às chapas planas, sem rugas ou trincos. A estampagem é feita a frio e podem ser usadas diversas conformações, dependendo da característica que se deseja para a chapa. Para fazer a lataria de um automóvel, são necessárias chapas retangulares de aço, cada uma com cerca de um milímetro de espessura.
Essas chapas são moldadas por várias prensas diferentes, podendo ser exercida a pressão de até duas mil toneladas em cada uma delas. A estampagem é feita para se produzir capôs, para-lamas e portas, por exemplo. A qualidade da chapa é imprescindível para que a peça não apresente defeitos que comprometam a estampagem, assim como a pintura que será realizada posteriormente.
3. Soldagem
As chapas, neste passo, estão prontas para a soldagem, que as unirá umas às outras. Elas irão para a funilaria, para que a carroceria possa ganhar forma de um automóvel. O teto, a parte traseira e as laterais são unidas por aproximadamente 48 pontos de solda. Em seguida, é feita a complementação de soldagem, onde a carroceria receberá entre 3.500 a 4.500 outros pontos de solda, dependendo do veículo. Após este processo, a soldagem será revisada e, se estiver tudo conforme as recomendações, passará para a etapa seguinte, a pintura.
Antes da pintura, as chapas precisam resfriar durante duas ou três horas. O resfriamento garante que as peças não tenham ondulações ou deformações. Existem dois tipos de solda: a MIG, responsável por unir as chapas retas; e a solda ponto por resistência, que une chapas sobrepostas ponto a ponto.
4. Pintura automotiva
Pintar algum objeto significa adicionar películas de produtos químicos para proteção ou fins estéticos. No caso dos automóveis, a pintura garante durabilidade, estética e qualidade para a carroceria, além de proteção contra corrosão e de deixar o veículo resistente às condições climáticas, poeira, pedras e água. O processo de pintura total de um carro demora cerca de oito horas e as cores mais comuns de tinta são prata, preto, cinza e branco. A pintura a pó é utilizada para os automóveis por gerar um acabamento mais duro e resistente do que acontece com as pinturas líquidas.
O processo de pintura começa com o desengraxe, que retira as impurezas do processo de montagem, mergulhando os carros em água deionizada. Em seguida, ele recebe uma camada de fosfato, para que a tinta seja melhor aderida e depois recebe uma tinta básica, anticorrosão. O processo de pintura inicia com a aplicação de uma pasta plástica, que impede infiltração nos pontos de solda. A primeira pintura é feita nas cores preto e branco. Ele vai para a secagem, onde receberá uma camada de verniz e nesta parte receberá jatos de tinta, que deixarão o carro com sua cor original. Uma vez secos, eles então recebem verniz e polimento.
Neste ponto, a lataria está pronta e poderá receber as outras partes constituintes do automóvel!