A lataria de um carro é o seu principal cartão de visitas. Se ela estiver perfeita, o veículo parece ser novo. A estética é um fator muito importante na hora da compra de um carro, por isso é importante saber qual é o melhor tipo de lataria, quais são as principais diferenças e as principais características que resultam em um produto de qualidade.
Carros mais leves
A crise econômica mundial alcançou o setor automobilístico, que passou a apostar em carros mais leves para continuar agradando seu consumidor com preços justos e ainda manter seu lucro. Montadoras como Volkswagen, Toyota, Nissan r Honda e muitas outras passaram a reduzir o peso de seus automóveis. Consequentemente, suas latarias ficaram menos resistentes em relação aos modelos antigos.
A troca de materiais também atingiu carros híbridos e elétricos, que sofrem com a sobrecarga de suas baterias.
Outro fator que contribui para a diminuição de peso das latarias é que as montadoras estão ficando cada vez mais pressionadas a fabricar modelos ambientalmente viáveis e atrativos. Um exemplo é o Fiat Uno 2010, que foi produzido com materiais alternativos para agradar aos clientes que priorizam carros consomem menos combustível.
Como são feitas as latarias?
Atualmente, os materiais mais usados nas linhas de produção são fibras, borrachas, plásticos e alumínio. Tudo produzido por nanotecnologia: no lugar das soldas, agora são utilizados adesivos.
Além da borracha, o plástico é um dos principais materiais usados para resultar em uma lataria mais leve. Essa tem sido uma ajuda revolucionária da ciência para o ramo automobilístico, que diminui custos e atrai os consumidores.
Materiais ecologicamente corretos
Conhecidos como “materiais verdes”, eles são uma conquista no setor de produção de automóveis e uma tendência que tem como principal objetivo reduzir o uso de petróleo como matéria prima. A opção é usar materiais como o óleo de manobra, fibras de cana sisal e até mesmo os plásticos reciclados de garrafas PET, que já são adotados na produção de tetos de carros.
Na pintura da lataria também já se usa material verde, que é bem menos poluente. A montadora Citroën, por exemplo, já confirmou o uso de materiais como fibras de sisal e bioplásticos em suas produções, além de solventes naturais e outros materiais reciclados.
O Aço
Embora hoje em dia existam vários materiais alternativos para a produção de latarias, o aço ainda continua sendo o material principal para a fabricação de automóveis. A espessura dessas latarias apenas diminuiu para ajudar na redução do peso.
Ligas de aço e alumínio são usadas em especial em cabeçotes de motores e são as principais alternativas de muitas montadoras brasileiras.
Você já tinha percebido que as latarias dos carros estão passando por transformações? O que pensa a respeito disso? Comente!