Uma dúvida que passa pela cabeça de muitos consumidores interessados em comprar um veículo é qual seria a melhor opção: carro novo ou carro usado? A decisão pode ser muito difícil, afinal, este não é um produto muito em conta.
A vantagem de escolher um carro novo é que ele sai de uma loja com a garantia, tudo em perfeito estado e pronto para oferecer o conforto necessário. Mas se pensarmos por outro lado, o seminovo pode ser de qualidade superior, com mais equipamentos e sair pelo mesmo valor pelo qual o cliente escolheria o novo.
Existem várias questões importantes que devem ser consideradas na hora da comprar um automóvel. Por isso, iremos mencionar aqui alguns desses fatores para que você possa avaliar e decidir qual é a melhor opção para você.
Carro novo ou seminovo: qual é o melhor negócio?
O valor do carro
O primeiro fator que influencia diretamente na compra de um cliente é, sem dúvidas, o preço do carro. Mas é preciso ficar atento a esse quesito, pois mesmo que o seminovo saia em vantagem em relação aos novos neste caso, é preciso estar atento à aquela velha máxima de que o barato sai caro.
Ao comprar um carro seminovo, o cliente geralmente terá que arcar com despesas como documentação atrasada ou a mecânica que não está em dia. Portanto, tudo isso deve ser pesado na balança e ser comparado com o custo do novo.
São muitos carros seminovos que são maquiados para a venda. Por isso, na compra de um seminovo, é preciso ter muito mais cautela do que quando se compra um zero que já vem com garantia.
O carro dos seus sonhos
Ao escolher um carro, muitos fatores estão relacionados diretamente à emoção, independentemente do estado em que o veículo se encontra. Ele pode até ser um carro 0 km, mas se não atrair o consumidor e não mexer com sua emoção, de nada adiantará. O carro dos sonhos tem que fazer o cliente se empolgar e se sentir atraído. Isso conta muito na hora da compra.
Acessórios
A falta de equipamentos nos carros novos os deixa muito menos atrativos do que os usados. Os carros novos perdem 15% de seu valor ao sair da concessionária e se ele não é bem equipado, a situação fica ainda pior.
O que podemos concluir é que com o valor que você poderia comprar um usado todo equipado e mais completo, na agência você consegue apenas um zerado básico e sem nada.
Pontos positivos e negativos
Para finalizar, podemos dizer que a principal vantagem de comprar um carro novo está em sua garantia, que pode variar de 1 a 6 anos e que deve ser mantida a partir de revisões feitas em concessionárias credenciadas. Com isso, o cliente se torna fiel à concessionária, o que é o principal objetivo deles.
O ponto negativo em comprar carros novos é que eles não possuem todos os equipamentos a preços justos. Então, caso o cliente queira obter mais acessórios, terá que desembolsar a mais. Sem contar também que ao querer revender esse carro, ele nunca terá seu dinheiro de volta.
A vantagem de comprar carrso seminovos é que geralmente eles são mais baratos e possuem mais equipamentos. Em compensação, não possuem garantia, podem ser de origem duvidosa e você poderá ter certeza sobre o histórico deles.
E então, você prefere carros novos ou seminovos? Por quê? Conte para a gente em rafael@ponteirasrodrigues.com.br!