Você deseja saber onde levar seu carro para desamassar ou retirar arranhões da lataria? Nem sempre os martelinhos de ouro são os mais indicados. Leia o texto e saiba como escolher a funilaria e pintura para consertar seu carro.
Cuidado com os valores baixos demais
É aquela velha história, o barato pode sair caro. Se o local oferecer valores baixos demais ou desconto na franquia, desconfie. Só faça nesta oficina se você realmente conhecer o serviço prestado pelos profissionais. É necessário reparar seu carro de modo que a pintura fique perfeita, com muita prática e material de qualidade para o conserto.
Se você deseja qualidade no trabalho que, acreditamos ser o caso, precisará desembolsar um pouco mais, mas valerá a pena, com certeza. Bons profissionais são valiosos e merecem receber mais pelo serviço efetuado. Economizando, corre-se o risco do verniz logo começar a descascar, da pintura aparecer manchada e você precisará pagar novamente por algo que já poderia ter sido resolvido.
Funileiro, pintor ou os dois?
Há exceções, mas a maioria dos serviços prestados é melhor realizada quando o profissional é especialista em determinada função. Para serviços de funilaria e pintura é recomendável escolher um funileiro ou um pintor, desta forma o trabalho é melhor realizado. Sem discriminações, mas prefira um funileiro e pintor somente se você conhecer o profissional.
Martelinho de ouro ou funilaria e pintura?
Agora entramos no que citamos na introdução: quando escolher funilaria e pintura ou martelinho de ouro? Se a pintura estiver intacta, é preferível levar seu carro a um martelinho de ouro, que fará o serviço preservando a tinta. Mas, se houver danos à pintura, o único recurso é a funilaria e pintura.
Acontece que, se houve corte na chapa ou grandes danos, nem martelinho de ouro nem funileiro resolverão seu problema: a solução é a troca da peça. Voltando ao assunto da confiança: se é a primeira vez que você solicitou serviço ao local e a peça precisará ser trocada, solicite a antiga quando receber o carro pronto.
É viável trocar peças novas por recondicionadas?
Se a troca da peça for inevitável, uma alternativa seria aceitar a reposição por peças recondicionadas. Mas, saiba que elas são provenientes de desmanche e, se você não souber se a procedência é legal, pode gerar problemas futuramente. Se você souber que a oficina é idônea, não tem porque não aceitar a reposição desta forma, afinal, além de pagar menos por uma peça nova, colaborará com a sustentabilidade.
Avalie a limpeza do local
Oficinas de funilaria e pintura precisam trabalhar em local limpo, que não prejudique os processos de trabalho. Se o local não permitir a visitação de clientes nestes ambientes, desconfie. Se você tiver acesso ao setor, verifique se o carro é coberto com jornais. Se for, não deixe seu automóvel nesta oficina, pois a tinta do impresso irá causar manchas na lataria. O ideal é cobrir com papeis especiais vendidos em lojas de tintas, que não mancham e não grudam.
A preparação da tinta
Especialmente para quem tem carros nas cores vermelha, amarela e branca, a pergunta sobre quem irá acertar a tonalidade da cor não poderá faltar. Um profissional chamado colorista é o ideal para este caso, desta forma seu carro não sairá com tons diferentes da mesma cor (a já presente e a nova). Se a oficina for pequena, o trabalho normalmente é terceirizado.
A secagem da tinta
Depois de ser pintado, seu carro precisará passar pela secagem. Normalmente as oficinas não possuem estufas, por isso é comum que você precise levar a peça para ser polida após dois meses. Isto se deve à caloria do motor e não é culpa da oficina. O polimento resolve.
E quanto ao meio ambiente?
Boas oficinas se preocupam com o meio ambiente e seguem as recomendações para coleta de resíduos. Faça sua parte escolhendo locais que armazenam estes resquícios para empresas especializadas coletarem.
Indicação de bons locais
Na dúvida, pergunte a seus colegas o nome de oficinas que eles recomendam. Faça isso também para prestigiar o trabalho de bons profissionais, que seguem os requisitos que informamos.