O e-commerce ainda tem uma baixa participação no mercado de autopeças. Entre os fatores que contribuem para isso está a falta de conhecimento sobre o assunto e de informações mais detalhadas sobre o processo.
É importante lembrar que este é um mercado totalmente novo e ainda pouco explorado, o que gera grandes oportunidades para o setor. A demanda latente demonstra uma tendência e torna obrigatória a participação das lojas virtuais de autopeças nesse novo mercado, caso contrário, correm o risco de perder grandes oportunidades de negócios.
Entenda como funcionam as lojas virtuais de autopeças
O Brasil segue melhorando as tecnologias disponíveis para o acesso a internet. O crescimento da banda larga no país e o serviço de internet 4G, oferecido pelas operadoras de celular, permitem acesso em diversos locais através de aparelhos móveis, como tablets e Smartphones, e tudo de forma cada vez mais segura. A classe C também teve um grande aumento no acesso a internet e deve permitir o crescimento das transações financeiras online.
Segundo dados apresentados pela E-bit, as movimentações financeiras realizadas através de compra e venda de produtos e serviços pela internet alcançou o patamar de R$ 28,8 bilhões no ano de 2013. A inflação alta e a desaceleração da economia não influenciaram o desempenho do e-commerce no Brasil, e ainda há uma expectativa de fechar o ano de 2014 com um faturamento total em torno de R$ 34,6 bilhões.
A participação das lojas virtuais de autopeças no mercado online ainda é tímida e, por isso há um grande espaço para o crescimento e fortalecimento do setor. Um fator bastante importante que deve contribuir para esse feito é o aumento da frota de veículos no Brasil que, cada vez mais, necessitará de reparos e manutenções movimentando ainda mais o mercado de autopeças.
No e-commerce, todos os empreendedores são iguais e possuem acessos às mesmas oportunidades que as grandes empresas, permitindo assim, que se destaquem, através da criatividade e inovações em seus métodos particulares de fazer negócios. Já os clientes, procuram por facilidades como pesquisa de preços, compras e pagamentos online. Essas ferramentas possibilitam que os clientes não precisem sair de suas casas ou interromper as atividades de trabalho para isso.
As lojas virtuais de autopeças permitem uma interconexão entre fabricantes e distribuidores com os varejistas, mecânicos e cliente final possibilitando a geração de negócios rápidos e de fácil acesso. O e-commerce de autopeças facilita o desenvolvimento do mercado de peças automotivas, pois melhora o controle de estoque, otimiza a logística, tem maior abrangência geográfica e, consequentemente, aumenta as vendas no setor.