No ano de 2003 surgiram os primeiros carros com motor flex, eles atraíram a atenção e ganharam a desconfiança de alguns consumidores. Porém, em pouco tempo os automóveis flex caíram no gosto dos clientes e hoje, 13 anos depois, a grande maioria dos veículos são bicombustíveis. Entretanto, o que pouca gente ainda sabe é que estes carros necessitam de alguns cuidados especiais em alguns pontos.
Uma das principais coisas a se prestar a atenção é com o tanquinho de gasolina. Todo automóvel flex tem um pequeno tanque de gasolina que fica perto do motor. Este compartimento serve para auxiliar na partida do veículo. Ele não precisa estar cheio, mas nunca pode ficar vazio. E a gasolina que fica ali deve ser fresca. O ideal é trocar a cada 90 dias. Se mantiver ali um combustível velho, pode causar danos no motor.
Também é preciso dar uma atenção especial à troca de combustível. Um mito que já foi descartado é de que os carros ficam “viciados”, ou seja, com o uso demasiado de um tipo de combustível não funcionará corretamente com o outro. Mas, é preciso ter um tempo de adaptação. Quando você for trocar o abastecimento de gasolina para álcool ou vice-versa, procure andar, pelo menos, uns 8km até que o motor funcione plenamente. Caso faça a troca de combustível e não ande o suficiente, o sistema da tecnologia flex pode não reconhecer o novo combustível e o veículo pode começar a apresentar problemas no funcionamento.
Outro ponto a ser visto é o desgaste da injeção e ignição. Caso as velas estejam com a vida útil ultrapassada ou muito desgastada podem fazer com que o desempenho do automóvel seja prejudicado e dificultar a partida. Por isso esteja sempre atento às velas. E quando uma delas estiver com problemas, troque o jogo completo.
E, para finalizar, precisamos falar sobre um costume que muita gente tem, mas que é muito prejudicial ao veículo. Estamos falando de andar com o tanque na reserva. O combustível que fica no fundo do tanque tende a ter sujeira e acaba levando impurezas para o motor. Isso pode causar diversos problemas ao
carro, desde a perda de desempenho até problemas maiores no motor. Uma dica é sempre completar o tanque quando for abastecer. E fique sempre atento à manutenção do filtro de combustível. Esta dica vale tanto para carros flex como para os carros que aceitam apenas um tipo de combustível.
A Ponteiras Rodrigues está no mercado automotivo há mais de 35 anos, acompanhamos diversas tecnologias surgirem e evoluírem. Por isso sabemos a importância de cada cuidado especial para manter o seu automóvel sempre em ótimo estado. E quando você precisar de peças de reposição, conte com a gente. Temos peças de excelente qualidade para as principais marcas automotivas do mundo.