O ramo de autopeças está em constante crescimento no Brasil. Principalmente nesta época de crise, em que os carros novos estão com preços altos e os consumidores estão optando por fazer a manutenção dos seus carros do que trocar por um 0km. Porém, para ter sucesso em sua loja é preciso estar sempre atento a algumas coisas no seu negócio.
Primeiramente, ofereça um grande mix de produtos. Tenha sempre à disposição uma linha completa de itens relacionados ao ramo automobilístico que atenderá a todas as necessidades que seu cliente possa ter, como por exemplo, pneus, rodas, baterias, amortecedores e afins. Para isso, esteja sempre atento ao que ele precisa. Uma loja onde é possível encontrar tudo que se procura tende a vender muito mais. Lembre-se também de deixar os produtos sempre bem visíveis. Isso pode, inclusive, oportunizar a venda de algum item em que o cliente não procurava naquele momento, mas por ver, acaba levando também.
Além de ter um grande mix de produtos, tenha total controle do seu estoque. Caso algum cliente necessite de uma grande quantidade de peças, procure ter isso sempre em mãos. Ou, caso haja em estoque, procure ter uma excelente logística para entregar os produtos no menor prazo possível. Estude sobre transportadoras, prazos, restrições e regras. Faça sempre um bom planejamento para evitar dores de cabeça.
Porém, de nada adianta ter um grande mix de produtos e um ótimo controle de estoque e logística, se os consumidores não conhecerem sua empresa. Por isso, invista em marketing. Nós já fizemos um post aqui falando sobre como fazer propaganda para sua loja de autopeças (linkar). Quem não é visto, não é lembrado. Se posicione para atrair clientes para sua loja de autopeças.
Aproveite também para dar uma atenção especial à internet. Hoje a maior parte das pessoas pesquisa na internet antes de fazer uma compra. Então esteja onde o seu cliente está te buscando. Tenha uma página nas redes sociais e/ou um site para mostrar quem é você, o que oferece e quais os seus diferenciais.
E para finalizar, busque ter excelentes parceiros como fornecedores. Uma ótima opção é a Ponteiras Rodrigues, que está há 35 anos no mercado oferecendo peças de reposição de excelente qualidade. Temos um mix de mais de 3.300 produtos para as principais marcas de automóveis. E estamos sempre buscando novos parceiros que queiram conquistar o mercado e crescer no seu ramo de atuação.