Ao longo dos anos os carros passaram por diversas evoluções na sua aparência, no design, no desempenho e principalmente na tecnologia. Mas em meio a tudo isso, é sempre comum ouvir alguém dizendo que os carros de hoje estão cada vez mais frágeis, e que bom mesmo eram os carros antigos, porque “eles sim eram feitos de lata de verdade”.
Bom, de fato os carros antigos tinham uma lataria mais robusta, mas nem por isso podemos dizer que eram melhores. A grande questão é que isso mudou por diversos fatores. O principal deles é a segurança. Antigamente não havia nenhum estudo sobre a área de deformação de um carro em caso de acidente, nem de absorção de impacto ou algo nesse sentido. Os carros eram feitos sem nenhum preparo especial para o caso de haver uma colisão.
Enquanto que atualmente os carros têm uma lataria que se deforma mais fácil, pois desta forma, em um acidente, a lataria amassa e causa um amortecimento no impacto. Também existem estudos para que durante o acidente, nenhuma peça pontiaguda entre no espaço onde está o motorista e os passageiros. E este local, por sua vez, é feito com um material bem mais resistente.
Tudo é planejado prevendo os mais variados tipos de colisões, sempre com o foco em manter o motorista e os passageiros em segurança. Para ilustrar perfeitamente esta comparação, temos este vídeo que mostra o impacto frontal entre um Chevrolet Malibu 2009 e um Chevrolet Bel Air 1959, ambos a 60km/h. Assista e tire suas próprias conclusões:
https://www.youtube.com/watch?v=fPF4fBGNK0U
Além da segurança, há outros fatores que levaram a esta evolução na lataria dos carros. Uma delas é a própria tecnologia na produção dos materiais. É importante lembrar que carros mais leves consomem menos combustível e têm um melhor desempenho. O peso dos carros também é peça chave para os veículos de um futuro não tão distante: os automóveis elétricos. Eles precisarão ser mais leves para consumir menos bateria.
A Ponteiras Rodrigues já está no mercado desde a década de 80 e acompanha de perto toda esta evolução. Ao longo de todos estes anos, estamos sempre nos atualizando para poder oferecer peças de reposição com os mais altos padrões de qualidade do mercado.