Quando se vai comprar um veículo usado, sempre há o receio em comprar um carro que já tenha sido batido. E não estamos falando de batidas leves, estamos falando de colisões sérias. Há muitos automóveis que sofreram graves danos na sua estrutura e passam por uma leve “maquiagem” para que possam ser vendidos como uma boa opção.
Para que você evite futuras dores de cabeça, separamos algumas dicas que devem ser analisadas quando estiver avaliando uma compra. Lembrando que o melhor é sempre ter um mecânico de confiança que possa fazer uma avaliação junto com você, afinal, normalmente estes profissionais têm uma visão muito mais aguçada para identificar alguns problemas.
O primeiro item que você deve verificar é a documentação. Caso tenha sofrido uma grande colisão, o veículo pode ter passado por uma remarcação do chassi. Neste caso, na documentação do carro estará identificado como “Sinistro” ou “REM”, que significa “Remarcação do Chassi”.
Outro fator a ser analisado já numa primeira vista é a pintura do carro. Observe-o em um ambiente bem iluminado e confira se há diferença de cor. Caso ele tenha sofrido uma colisão, a pintura poderá ter tons distintos. As pinturas feitas por algumas funilarias também têm uma textura diferente da pintura original.
Fique atento à simetria do automóvel. Observe com cuidado se todas as linhas se encaixam perfeitamente. Veja se não há diferença na fresta das portas, no capô, nos para-choques e no porta-malas. Aproveite para abrir todas as portas do carro, inclusive capô e porta-malas, para ver se todas estão funcionando corretamente e se não fazem nenhum barulho indevido.
Aproveitando a questão de abrir o porta-malas, retire o estepe e avalie a região com cuidado. Quando um veículo sofre uma colisão traseira, o espaço do estepe costuma passar por deformações, e estas dificilmente são corrigidas em uma oficina de lataria e funilaria.
Também é importante observar atentamente os faróis e lanternas. Caso este automóvel tenha sofrido uma colisão e tenha sido necessário trocar apenas em um dos lados, eles ficam visivelmente diferentes uns dos outros.
Por fim, busque por marcas de soldas e/ou ferrugem. Isso também identifica um provável reparo de colisões.
Entretanto, vale ressaltar que nem todo carro que passou por um acidente é uma má opção. Eles ainda podem ser uma boa escolha, principalmente se passaram por um serviço de reparo profissional. Carros que recebem peças de reposição da Ponteiras Rodrigues, por exemplo, são opções que você pode confiar que foram consertados com peças de excelente qualidade.