A bateria é um dos principais elementos de um carro. Ela é a responsável por fazer praticamente tudo funcionar, desde as luzes, o rádio, o ar condicionado e qualquer outro componente eletrônico do automóvel. Sem bateria não é possível, nem mesmo, dar a partida no veículo. É por isso que devemos sempre mantê-la em boas condições para prolongar sua vida útil.
Sempre surgem algumas dúvidas sobre a manutenção da bateria. A primeira delas é de quanto em quanto tempo deve ser feita a troca da peça. É comum a informação de que, em média, uma bateria dura 4 anos. Porém, há diversos fatores que podem influenciar neste tempo de vida útil, como por exemplo, a forma de condução, a condição do sistema de recarga, a utilização de alguns acessórios eletrônicos com o motor do carro desligado (principalmente o rádio), entre outros. Até mesmo o clima pode influenciar nas condições da bateria. Locais com condições climáticas muito quentes, como nas regiões norte e nordeste, por exemplo, faz com que a bateria tenha uma vida útil mais curta.
Outra dúvida comum é sobre quais são os sinais de que a bateria está começando a apresentar danos, indicando que precisa ser trocada. Neste caso, algo que acontece é acender uma luz amarela no painel do carro informando sobre o mau funcionamento da bateria. Também começam a acontecer falhas em alguns sistemas elétricos, como por exemplo, nas luzes, no aquecedor, no ar condicionado, no sistema de injeção de combustível, entre outros. Pode ocorrer, inclusive, a perda de luminosidade nas luzes externas do automóvel. E quando a bateria fica completamente esgotada, é fácil notar, pois não é possível dar a partida no veículo.
Ao perceber qualquer problema na parte elétrica, verifique o quanto antes e, se necessário, troque a bateria do seu carro, principalmente se você estiver às vésperas de alguma viagem longa. Apesar de ser simples fazer a troca, recomenda-se deixar que isto seja feito por um profissional, pois ele poderá fazer uma melhor análise de todo o estado do sistema. Também é necessário comprar o modelo correto para o automóvel. Mais um motivo para deixar um profissional capacitado realizar o serviço.
Para finalizar, vale ressaltar que, caso aconteça de você ficar completamente sem bateria e não consiga ligar o carro, evite dar o famoso “tranco”. Isso porque ele pode causar danos ao motor do automóvel. Neste caso, recorra à famosa “chupeta”, ligando a bateria velha à outra que tenha carga. Lembrando sempre de conectar os polos positivo com positivo e negativo com negativo.
A Ponteiras Rodrigues tem uma constante preocupação para que você mantenha seu veículo sempre em excelentes condições para o seu dia a dia. E quando precisar de peças de reposição, conte conosco.