Muita gente é apaixonada por carros antigos e até conta com um ou mais na garagem. Quem é colecionador sabe que uma grande conquista é a famosa placa preta para os seus modelos. Mas você sabe o que fazer para que sua relíquia consiga esta conquista?
Para ganhar placa preta, o primeiro requisito é que o veículo tenha sido fabricado há mais de 30 anos. Ou seja, se fosse hoje, teria que ter sido fabricado em 1986 ou antes.
Tendo mais de 30 anos, seu automóvel precisará passar por uma avaliação de algum clube de carros antigos credenciado pelo DENATRAN ou pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). Antes de qualquer coisa, este clube precisará comprovar que seu antigo atende a algumas exigências para ser considerado uma relíquia.
Primeiramente, é preciso que o carro tenha peças originais. Como muitas peças de veículos antigos deixaram de ser fabricadas, a maioria dos clubes exige que 80% das peças sejam originais. Além disso, o automóvel também precisa estar em bom estado de conservação. Os clubes e o DENATRAN determinam um estado de conservação de, pelo menos, 70%, não podendo apresentar problemas na pintura ou ferrugem.
Na hora da inspeção é necessário que o veículo esteja completamente limpo. Caso esteja sujo já é desclassificado automaticamente. O automóvel também precisa ter a cor original e não pode ter adesivos, letreiros ou logos que não existiam na versão original do modelo.
Modificações mecânicas são proibidas. Não são aceitos modelos que passaram por alterações no motor, por exemplo. Ele precisa ser original. É por este motivo que grande parte dos veículos que ganham placa preta têm baixa quilometragem.
Quando tiver interesse em conseguir a placa preta para o seu antigo, pesquise pelos grupos de colecionadores da sua cidade. Nem todos têm os mesmos critérios e preços. Também é provável que você precisará se filiar a um grupo para que eles emitam o seu certificado de originalidade.
Após conseguir a placa preta, mantenha sempre os cuidados com a sua relíquia. Lembre-se que você não é dono apenas de um carro, mas sim de um pedaço da história.
E sempre que precisar de peças de reposição de ótimas qualidades para o seu veículo, seja ele antigo ou não, conte com a Ponteiras Rodrigues. Nos oferecemos um mix de mais de 3.300 itens para carros das principais marcas automotivas.