O escapamento do carro é o responsável por eliminar os vapores nocivos ao veículo. Além disso, o sistema de exaustão faz com que a emissão de poluentes ao meio ambiente seja reduzida. E, por fim, ainda existe o silenciador, que reduz o nível de ruído do automóvel.
Se formos listar, o sistema de escapamento é responsável pelas seguintes tarefas:
1 – O coletor de escape recebe os gases nocivos produzidos pelo processo de combustão do motor;
2 – Obriga os gases nocivos a saírem através do tubo de escape;
3 – Conecta o catalisador que converte os gases venenosos para menos nocivos através de processamento químico;
4 – O silenciador reduz o ruído do motor;
5 – A ponteira de escape sopra os gases finais convertidos na atmosfera.
Até aí, tudo bem. Mas muitas vezes acontecem alguns problemas no sistema de escapamento. O lado bom é que, normalmente, é fácil identificar. Um dos sinais mais comuns é quando o carro começa a apresentar um ruído diferente, geralmente associado ao famoso “escape furado”. Outros sinais de possíveis problemas no escapamento são o aquecimento do assoalho e a trepidação.
Entretanto, os danos não ficam apenas no barulho (que podem ficar extremamente excessivo), eles afetam diversas partes do carro. O funcionamento dos motores atuais é influenciado pela chamada “taxa de contrapressão dos gases”, ou seja, o nível de gases que sai pelo sistema de exaustão dos carros. Se qualquer peça do escapamento está danificada, há uma mudança nessa taxa. A alteração pode provocar variações nos motores, principalmente falhas na marcha lenta, o que resulta em mais consumo de combustível.
Especialistas também dizem que, quanto mais perto do motor for o problema no escapamento, mais é prejudicial ao automóvel. Dessa forma, deve-se evitar
rodar com problemas no escapamento por conta da possibilidade em acarretar em avarias muito mais graves.
Mesmo que não apresente furos ou quebraduras no escapamento e/ou aumento de ruídos no seu carro, é recomendado fazer uma revisão de todo o sistema de escapamento a cada 6 meses. A checagem vai avaliar as borrachas, coxins e abraçadeiras que seguram as peças metálicas do sistema de exaustão. Como as borrachas ficam próximas a altas temperaturas, elas podem romper e provocar a queda do escapamento.
A peça mais comum em apresentar problemas é o silenciador traseiro, pois ele fica mais longe do motor e, por isso, retém mais água. Quando ele fura, o carro tem nítidas alterações sonoras. Por incrível que pareça, há pessoas que gostam disso, pois acham o barulho mais “esportivo”. Neste caso, sugere-se trocar a peça danificada por um silenciador esportivo, que manterá o veículo longe dos problemas e com um ruído mais, digamos, adequado.
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